Contágio chegou hoje (13 de Outubro) às salas portuguesas. O filme realizado por Steven Soderbergh aborda um colapso biológico que coloca em risco a espécie humana. Uma aparente gripe revela-se um vírus letal, que rapidamente se espalha pelos quatro continentes. O filme conta com nomes como Kate Winslet, Jude Law,Matt Damon, Gwyneth Paltrow e Marion Cotillard.
O filme aborda não o vírus em si, mas as pessoas que são ameaçadas por este. Deste modo, são nos dadas a conhecer diferentes histórias, algumas que se cruzam outras que não, em que a única coisa que têm em comum é luta contra esta pandemia. Perante este cenário de terror biológico a luta pela descoberta da cura deste vírus emaranha-se com a luta individual de cada indivíduo pela sua própria sobrevivência, é neste emaranhado que o filme se concentra. João Lopes crítico de cinema escreveu: “ Há em Contágio um realismo á flor da pele(…)” e é este realismo e esta crueza que tornam este filme de ficção cientifica em algo que nos sensibiliza, e que nos faz pensar nas nossas reações numa situação semelhante.
Este é um dos filmes que aconselho por várias razões: elenco, ideia e o bom resultado de bilheteiras nos Estados Unidos. De realçar também as boas criticas que o filme teve no festival de cinema de Veneza.
R.Z.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário