terça-feira, 5 de julho de 2011

Christian Dior - Alta Costura Fall 11\12

 A semana de Alta-costura de Paris já começou e no seu primeiro dia “Christian Dior” foi o principal destaque. O desfile da casa Dior era um dos mais aguardados, todos queriam saber como se iria sair o sucessor de Galliano. E souberam! Bill Gaytten, braço direito de John durante mais de 20 anos, saiu da sombra de Galliano para mostrar o que vale por si só. Antes de ver o resultado uma coisa era óbvia: Fizesse ele o que fizesse iria sempre ser comparado a Galliano.
O desfile começa e surge logo a primeira alteração, Karlie Kloss não foi o rosto de abertura. Segue-se uma sequência de modelos onde é visível um jogo de volumes típico (um legado de Galliano) misturado com uma combinação de cores e estampados que faziam lembrar recortes em papel de lustro. Ao estilo de uma divã exagerada surgem coordenados em tons de ouro e prata com muito brilho e pormenores mais nobres. E até aqui, não vemos nada de novo: um jogo de volumes.

Inicio do Desfile

 Estabelece-se uma espécie de corte no seguimento da colecção, e começam a aparecer vestidos mais fluidos, cada vez mais fluidos até ao momento em que se cria um bonito efeito visual semelhante ao de uma ave que voa. Menos alta costura, mais ready-to-wear. No entanto, foi aqui que vi algo mais cativante. Aliás, no final do desfile foram muitas as celebridades que destacaram estes “vestidos com asas” como lhes chamou a esposa de Jacques Chirac.



 Outro corte no seguimento e seguem-se os últimos modelos. Muito semelhantes aos modelos finais apresentados há um ano, desta vez a inspiração não eram flores mas sim o circo. Karlie Kloss finalmente apareceu, encerrando assim o desfile. Num modelo que em muito me fez lembrar o Palhaço Rico do circo. O resultado final não sendo o melhor não foi mau. Houve uma clara aproximação do mercado e  falta de ideias fortes como referiu Anna Dello Russo. O espírito de John esteve demasiado presente, não sei até que ponto um corte com o legado de Galliano não seria melhor. Desta colecção conclui-se que o futuro desta marca esta em aberto.



Encerramento do desfile por Karlie Koss



R.Z.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário